Team PHenomenal Hope corre por pacientes de Hipertensão Pulmonar em Campos do Jordão

Team PHenomenal Hope corre por pacientes de Hipertensão Pulmonar em Campos do Jordão

No dia 22 de abril acontece a corrida KTR, em Campos do Jordão, abrindo a temporada de provas de 2017 do Team PHenomenal Hope Brasil. Os atletas voluntários Karoline Tsukahara e Guilherme Stelczyk estarão na cidade para engajar e correr pelos pacientes que sofrem de Hipertensão Pulmonar.
A participação na prova é uma iniciativa da ABRAF (Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar) para alertar a população sobre a grave doença Hipertensão Pulmonar (HP). Neste ano, o Team vai promover a ação “Perco o Fôlego por você”, na qual os atletas voluntários representarão os pacientes vestindo uma camiseta com a foto de cada um deles.

“É através da corrida que quero ajudar a divulgar a Hipertensão Pulmonar, doença que eu conheci através da Paula Menezes, presidente da ABRAF. Imediatamente já me identifiquei com a causa por ser uma doença grave que poucos tem conhecimento, eu mesmo trabalho em hospital e mal conhecia”, declara Karoline, atleta voluntária do Team.
As pacientes Vanessa Zagatto e Bruna Maciel serão representadas na primeira corrida dos voluntários da ABRAF. Vanessa foi diagnosticada com HP secundária desde 1987, está afastada do trabalho há um ano e utiliza oxigênio nos dias em que está mais cansada. “Espero que os médicos descubram a cura da HP logo para que eu possa realizar o grande sonho de ser mãe”, diz Vanessa.

Já Bruna Maciel, de apenas 18 anos, descobriu a doença em 2013 e está afastada da escola há dois anos. A jovem tem diversas limitações em decorrência da doença e seu maior sonho é poder conhecer Londres.
Paula Menezes criou o Team PHenomenal Hope Brasil no ano passado. A equipe composta por 4 atletas voluntários participou de provas de corrida em 11 cidades em 9 estados diferentes, com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença e arrecadar assinaturas para um abaixo assinado, pressionando o Ministério da Saúde a revisar o Protocolo Nacional de HP a fim de aumentar o número de terapias disponíveis e permitir a combinação de medicamentos para pacientes que sofrem com a doença.

 

Mais informações:

www.teamphbrasil.org.br

www.respirareviver.org.br

Sobre a ABRAF

A ABRAF – Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Pulmonar é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo promover dignidade e qualidade de vida a pacientes que sofrem da doença. A Associação conta com cerca de mil associados e atua em âmbito nacional e internacional, promovendo diversas ações de conscientização e luta pelos direitos dos pacientes. No âmbito internacional, a ABRAF representa o Brasil na Sociedade Latina de Hipertensão Pulmonar e possui um Memorando de Entendimento com a PHAssociation, nos Estados Unidos, contribuindo para o intercâmbio de informações e melhores práticas na condução da entidade.

http://www.respirareviver.org.br/

Sobre o Team PHenomenal Hope Brasil

O Team Phenomenal Hope Brasil é uma equipe de corrida composta por oito atletas voluntários, que percorrem o País participando de provas com o objetivo de conscientizar a população sobre a grave doença Hipertensão Pulmonar.

http://www.teamphbrasil.org.br/