Campos do Jordão recebe workshop “Carnes da Terra” e terá programa Segunda Sem Carne

Campos do Jordão recebe workshop “Carnes da Terra” e terá programa Segunda Sem Carne

Acontece nesta quarta-feira (13 de abril) no hotel Serra da Estrela em Campos do Jordão o Workshop “Carnes da Terra”.

O objetivo do evento é capacitar profissionais da indústria do turismo a elaborarem receitas a partir carnes vegetais abundantes na região.

Na ocasião, os “top chefs” de Campos do Campos do Jordão, serão desafiados a inserirem uma receita em seu cardápio a partir no Dia da Terra, 22 de abril, lançamento oficial da Segunda Sem Carne em Campos do Jordão. A oficina ainda proporciona aos estabelecimentos ligados ao turismo a possibilidade de oferecerem opções saudáveis e orgânicas aos clientes, e ainda se adequarem a crescente demanda por sustentabilidade.

O projeto teve início na cidade de Ilhabela, depois foi a vez de Ubatuba e São Sebastião. As carnes vegetais escolhidas para essas cidades foram a jaca verde e a casca da banana.

Programa Segunda sem carne

Segunda-feira é mundialmente conhecida como o dia para mudanças, dia para tomar decisões, começar transformações e novidades. O programa Segunda Sem Carne propõe tentar algo que trará um enorme benefício para todos.

Conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e o planeta, convidando-as a tirá-los do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores é o objetivo do programa.

Existente em 35 países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido e contando com celebridades como ex-Beatle Paul McCartney o programa é apoiado por inúmeros líderes internacionais. A campanha foi lançada em São Paulo em outubro de 2009 numa parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura, posteriormente estendendo-se a várias outras cidades brasileiras.

Um dos desdobramentos da adesão ao movimento é a implementação da Alimentação Escolar Vegetariana. Desde 2011, os alunos da rede pública do município de São Paulo têm acesso à refeições 100% livres de produtos animais, trazendo grande impacto positivo.

A fim de facilitar a adoção deste hábito, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) fornece receitas saborosas, dicas de nutrição, notícias e informações qualificadas a respeito das razões éticas, ambientais e de saúde para passar essa ideia adiante. (Veja aqui)

Humane Society Internacional (HSI)

No Brasil, a HSI trabalha com três programas: a eliminação de práticas de confinamento intensivo de animais de produção, a campanha Segunda Sem Carne e o fim dos testes em animais para cosméticos.

Serviço:
Workshop “Carnes da Terra”
13 de Abril
Hotel Serra da Estrela

Lançamento oficial da Segunda Sem Carne em Campos do Jordão
22 de Abril

Em breve em São Paulo e outras capitais.

Inscrições e dúvidas podem ser enviadas através do e-mail: slopes@hsi.org